Want create site? With Free visual composer you can do it easy.
fabrica-primavera-pa-votorantim
A Votorantim inaugurou nesta quinta-feira (23), no município de Primavera, nordeste paraense, sua mais nova fábrica de cimentos (foto: Thiago Gomes / Ag. Pará)

Dinamizar a economia e garantir emprego e renda aos paraenses. Estes são alguns dos principais objetivos do governo do Pará ao fomentar a ampliação da atividade industrial no Estado, que cada vez mais ganha destaque no cenário nacional e internacional. Entre as empresas que manifestaram interesse no mercado local está a Votorantim, que inaugurou nesta quinta-feira (23), no município de Primavera, nordeste paraense, sua mais nova fábrica de cimentos. A cerimônia contou com a presença do governador Simão Jatene, empresariado e autoridades locais.

“Uma fábrica dessas significa, produção, emprego, renda e a oportunidade que esse produto (cimento), que é absolutamente essencial, possa chegar ao consumidor sem o acréscimo do frete, e que a maioria das compras dessa fábrica também se realize aqui na região. Você acaba transformando um empreendimento em um núcleo que se reproduz em outras atividades gerando não apenas os empregos diretos na fábrica, mas empregos em outras atividades”, afirmou o governador Simão Jatene. A instalação da unidade contou com incentivos fiscais estaduais.

Publicidade

Para o presidente da Votorantim Cimentos, Walter Dissinger, a intenção é fortalecer a ação da empresa no centro norte tendo o Pará como grande ponto de partida. “O Pará é um Estado que tem muito potencial de crescimento no futuro, seja em infraestrutura, na área habitacional, na indústria, por isso o escolhemos para poder realmente iniciar uma nova operação”, explicou Dissinger.

“Esse é um sonho que está se realizando. A fábrica representa um investimento de R$ 860 milhões e tem a capacidade de produzir 1,2 milhão de toneladas ao ano, com a melhor tecnologia implementada, ecoeficiente e preparada para atender o mercado paraense”, acrescentou. A unidade também irá abastecer o mercado de toda a região Norte e Nordeste.

Empregos – Cerca de 1,2 mil postos de trabalho foram gerados durante a fase de construção da fábrica. Com o início das atividades, serão gerados 270 empregos diretos e indiretos, mão de obra composta por 80% de funcionários paraenses. “Nós, enquanto governo municipal, temos a obrigação de tentar atrair todas as possibilidades que possam nos ajudar a desenvolver o município. Se a maioria dos funcionários da empresa não reside no município, provavelmente o desenvolvimento da localidade fica comprometido. Temos trabalhado justamente para que se priorize a mão de obra local”, destacou a prefeita de Primavera, Cleuma Maria Bezerra de Oliveira.

Entre os contratados está Dionísio Petronílio dos Santos Júnior, 24 anos, que atua na área de planejamento da fábrica. O jovem recebeu treinamento e capacitação oferecidos pela própria empresa e em seguida foi contratado. “Desde que começou o processo de implantação da indústria, eles disponibilizaram cursos e processos seletivos para admissão. Trabalhava no comércio junto com meu pai e essa foi uma grande oportunidade para conquistar meu primeiro emprego de fato”, afirmou Dionísio.

“Em um momento de crise que vivemos, com demissões em massa, você ter a possibilidade de trabalhar na sua região e numa empresa desse porte é gratificante. Tenho certeza que serão abertas várias portas e oportunidades não só aqui na fábrica, mas também em outras empresas, com a implantação de novos negócios. Essa fábrica vai ajudar não apenas a cidade de Primavera, mas todo o Pará”, completou o jovem trabalhador.

Desenvolvimento – Após conhecer as instalações do empreendimento, o governador, empresários e autoridades locais visitaram a Biblioteca Pública Municipal Ruth Passarinho, reformada após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, em 2011, entre a Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim e prefeitura municipal.

Por meio das iniciativas previstas no pacto e de seu Plano de Investimento Social Externo, a Votorantim mantém investimentos superiores a R$ 10 milhões no município que contemplam ações sociais e as áreas de infraestrutura, planejamento urbano, saúde, educação e qualificação da gestão pública. Entre os espaços que também foram beneficiados estão as escolas municipais José Pereira Gomes e Manoel Antonio Leite, que receberam reforma e ampliação, respectivamente, obras entregues em 2015.

O governador também visitou a Secretaria Municipal de Saúde, prédio recentemente construído e o Centro Municipal de Saúde, com capacidade de seis mil atendimentos mensais, que também é um compromisso firmado por meio do Acordo.

Também participaram da cerimônia de inauguração, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki; o membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A., Fabio Ermírio de Moraes; o presidente do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos, Paulo Henrique de Oliveira Santos; o secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes; o deputado federal Hélio Leite; o industrial José Maria Mendonça, vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), além de prefeitos de municípios da região e autoridades locais.

 

 

Por Lidiane Sousa | Ag. Pará

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA