20/09/2012 - Atualizado em 20/09/2012 - 16:04

Parfor/UFPA – Abre inscrições para 2013 | Portal Tailândia

Calendário de atividades para 2013 já iniciou para Secretarias de Educação.
Professores da rede pública podem se inscrever nos cursos de licenciatura.

O Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) já iniciou o novo calendário de atividades, que tem algumas mudanças em 2012. Nesta primeira etapa, as Secretarias Municipais de Educação têm até o dia 22 de outubro para informarem a demanda de turmas na cidade, para que novas turmas possam ser abertas. A oferta de turmas, que antes era semestral, passa a ser anual. Mais de 8 mil professores da rede pública estão atualmente em formação pelo Parfor/UFPA.

Dados do Educacenso revelaram que apenas 10% das funções docentes exercidas na Educação Básica no Pará são desempenhadas por professores com formação inicial adequada. Os demais carecem de formação inicial por não serem graduados ou por serem graduados em área diferente de sua atuação. Em resposta a esse quadro, o Ministério da Educação (Mec) implementou o Parfor, que tem o objetivo capacitar 40 mil professores no Pará, cuja formação não atende as exigências mínimas.

Planejamento da demanda
A Secretaria Municipal de Educação precisa entrar no site da Plataforma Freire, do Mec e indicar a demanda. Os usuários com perfil de “secretaria” devem informar os dados em “Planejamento da demanda”. “É preciso atenção das Secretarias em não perder o prazo para informar a necessidade do município. Passado este prazo, os professores do município perdem a chance de estudar na UFPA”, afirma o Coordenador Geral do Parfor, professor Márcio Nascimento.

O objetivo do “Planejamento da demanda” é disponibilizar para as secretarias de educação uma ferramenta que lhes possibilite informar quantos professores de sua rede necessitam de formação inicial em nível superior. A demanda informada permitirá que o fórum estadual permanente de formação de professores da educação possa articular e planejar, juntamente com as Instituições de Ensino Superior (IES), a oferta de cursos e vagas para 2013, no âmbito do Parfor.

PARFOR
O Parfor é um Programa emergencial implantado com a finalidade de contribuir para que os professores em exercício na rede púbica de educação básica tenham acesso à formação superior. São ofertados cursos de licenciatura gratuitos e de qualidade, destinados exclusivamente aos professores que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica.

Na UFPA o plano está presente em 53 polos (municípios), tem 217 turmas e mais de 8 mil professores em formação. A UFPA oferta 21 cursos pelo Parfor: Licenciatura em Teatro; Dança; Música; Artes Visuais; Ciências Naturais; Biologia; Educação Física; Espanhol; Física; Filosofia; Geografia; História; Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química; Sociologia; Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens; Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo.

Serviço | Portal Tailândia.com.br
Abertas inscrições para o Plano Nacional de Formação de Professores. Secretarias de Educação devem informar demanda de professores da rede de ensino até 22 de outubro no site: freire.mec.gov.br.

Mais informações pelo telefone: (91) 3201 8697/ 8696.

 

 

g1 pará

Tópicos

3 Comentários

  1. Odilma Azevedo
    21 de setembro de 2013 Responder

    Sou formada em Pedagogia mais gostaria de fazer uma Licenciatura em Educação no campo, posso fazer? E posso fazer pelo município de Tailândia já que não sou funcionaria pública da prefeitura da mesma e sim de Ananindeua? Gostaria muito de obter a resposta urgente. Agradeço!

    • Portal Tailândia
      22 de setembro de 2013 Responder

      Cara Odilma,

      É muito bom saber que temos leitores do Portal Tailândia também ai em Ananindeua. Com relação a formação aqui em Tailândia infelizmente já aconteceu… mas sempre estamos publicando as novidades na cidade por aqui.

  2. maristela
    13 de março de 2013 Responder

    nâo consigo mim escrever na plataforma

Comente

Your email address will not be published.