Você está aqui:Home » Notícias » Cidades » Ibama apreende 372 toneladas de soja ilegal em fazenda

Ibama apreende 372 toneladas de soja ilegal em fazenda

Instituto diz que propriedade já tem histórico de multas.
Material apreendido foi doado a projetos de combate a fome.

soja3-pa-ibama

Área embargada no Pará durante a operação de combate ao cultivo em áreas irregulares (Foto: Divulgação/Ibama)

Duas fazendas que cultivavam plantações em áreas ilegais foram embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta terça-feira (21). As propriedades ficam nos municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis, sudeste do Pará. Também foram apreendidas 372 toneladas de soja, que foram doadas para projetos de combate à fome.

A apreensão realizada nesta terça faz parte da operação “Bom Conselho”, que começou no último dia 14, e tem como objetivo “impedir que o crescimento da área agrícola no sudeste paraense implique também em mais aumento nos desmatamentos não autorizados”, explica o superintendente do Ibama no Pará, Hugo Américo. Em 2012, no Pará, foram aplicados R$ 43,9 milhões em multas e 5,7 mil hectares de desmatamentos ilegais foram embargados pelo Ibama.

soja2-pa

Fazendas onde Ibama realizou apreensões já tinham histórico de multas por desmatamentos ilegais (Foto: Divulgação/Ibama)

De acordo com o Instituto, a fazenda que produziu a soja tem um histórico de R$ 5,3 milhões em multas. Quando os agentes chegaram o local, a colheita nas áreas embargadas já havia sido concluída, e as 372 toneladas de soja foram armazenadas em um silo comercial fora da propriedade, para mascarar a origem dos grãos. O produto também estaria com notas fiscais fraudadas, já que, segundo o Ibama, o fazendeiro expediu as notas como se a soja tivesse sido cultivada em outra propriedade.

A segunda fazenda ocupada pelo Ibama nesta terça (21) tinha 16 mil hectares de arroz, milho e soja. Equipes do Ibama realizam o levantamento da quantidade de grãos que será apreendida nas lavouras, mas a estimativa é que alcance 6 mil toneladas.

O Ibama informou, ainda, que os municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis vinham apresentando aumento nas áreas desmatadas desde a segunda metade de 2012, conforme verificado pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Por isso a intensificação de operações do Ibama na região.

soja-pa

Áreas onde soja estava sendo plantada já foram embargadas anteriormente pelo Ibama, e não poderiam ser cultivadas (Foto: Divulgação/Ibama)

Para acompanhar mais notícias de Tailândia e Região, curta o Portal Tailândia no Facebook: facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

g1 pa

Sobre o autor

O maior portal de notícias da região!

Número de entradas : 2467

Deixe um comentário

© Copyright 2014 Portal Tailândia Comunicação. Política de Privacidade.

Voltar para o topo